Siga nas redes

20 de Novembro, Dia da Consciência Negra é de reflexão e luta!

Publicado em 19/11/2021 15:36

Fonte:


A FINDECT convoca os trabalhadores da categoria a participar dos atos no próximo sábado, 20 de novembro, Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra em todo país.

Com a história na mão

O racismo estrutural e todas suas manifestações têm raízes no processo de formação da sociedade e da cultura brasileiras, tendo à frente os mais de 300 anos de escravidão do povo africano e afro-brasileiro e uma libertação não estruturada, que abandonou os ex-escravos às margens em uma sociedade branca emergente alheia ao respeito à condição humana, acostumada a tratar os negros como inferiores.
Não é possível esquecer o processo que formou o país. Por isso a importância do Dia da Consciência Negra, datado em 20 de novembro em homenagem à memória daquele que é considerado o principal símbolo da resistência do povo negro contra a escravidão no Brasil.
Trata-se de Zumbi dos Palmares, que carrega nos ombros sofridos a lembrança de que é preciso incluir a população negra em todas as esferas da sociedade, garantindo sua devida representação e promovendo a igualdade racial.
De fato, importante é todo o mês e a memória de inúmeras revoltas e de personalidades negras que se relacionam a essa luta durante o período de escravidão e em momentos posteriores à libertação. Que aliás foi mais uma farsa, pois deu origem a um longo processo de discriminação e exclusão social que está na raiz das desigualdades sociais e raciais do Brasil de hoje.
Daí vem também a importância de referendar a necessária educação antirracista, com valorização da história da África e do flagelo da escravidão no currículo escolar, bem como a necessária reparação através de políticas compensatórias, que devem ser estruturadas e aplicadas com esperança de que um dia não sejam mais necessárias.

Não aos retrocessos

O Brasil passa por um momento conturbado em que o racismo está em pauta em diversas frentes.
Como nos vilipêndios e ataques aos povos originários e no morticínio de mais de 600 mil brasileiros pela Covid, na maioria pretos pobres periféricos, devido ao descaso no combate à pandemia pelo governo, no aumento da fome, do desemprego, da alta geral dos preços e o consequente caos econômico e social pelo qual passa o país.
E também no extermínio da juventude negra que não para nas periferias das grandes cidades, e até nos impropérios de um racista alçado pelo governo federal ao posto de presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, uma “instituição pública voltada para promoção e preservação dos valores culturais, históricos, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”, que jamais poderia ter um racista à frente.
Zumbi, Dandara, Ganga Zumba, Tereza de Benguela, Aqualtune, Antonieta de Barros, Cruz e Souza, Mãe Menininha, João Cândido, Juliano Moreira, Lima Barreto, Machado de Assis, Luiz Gama, Milton Santos, muitas outras personalidades que honraram o panteão da resistência e todo a população negra brasileira não merecem esse disparate.

Todos na luta!

“Portanto, celebrar, refletir e estabelecer ações contra toda forma de racismo, discriminação, preconceito e intolerância, fortalecendo reflexões e ações continua na ordem do dia”, afirma Negopeixe, Diretor da Questão Racial da FINDECT.
Peixe reafirma a necessidade de combater o governo Bolsonaro e suas posições, alinhadas com os setores mais atrasados e reacionários da sociedade, que resultam em retrocessos imensos nas políticas sociais que beneficiam o povo em várias dimensões.
Esse governo está desorganizando o país a partir da desestruturação e do desmonte das instituições da república, o que leva a imensos retrocessos, entre eles nas políticas públicas de promoção da igualdade racial.

Todos na Luta junto com a FINDECT!

Compartilhe agora com seus amigos