Siga nas redes

SINTECT-RJ: Único representante legítimo dos ecetistas no Rio de Janeiro

Publicado em 20/01/2024 14:08

Fonte:


A FINDECT repudia veementemente a invasão sorrateira e antiética da base sindical do SINTECT-RJ pela FENTECT e CUT. A FENTECT, sem base jurídica, tenta negociar com os representantes dos Correios no Estado, uma atribuição exclusiva do SINTECT-RJ, o legítimo representante dos ecetistas fluminenses, segundo a FINDECT. Essa conduta é não apenas questionável, mas desrespeita a legitimidade sindical estabelecida.

Em atitude questionável e desrespeitosa, o dirigente da CUT e secretário-geral da FENTECT, Emerson Marinho, reuniu-se de forma ilegítima com a direção dos Correios no Rio de Janeiro, tentando representar indevidamente os ecetistas do estado. Segundo o próprio Emerson Marinho, a FENTECT/CUT oficiou os Correios fluminenses para tratar de assuntos que competem exclusivamente ao SINTECT-RJ, legítimo representante da categoria no estado.

A irresponsabilidade do dirigente da CUT e da FENTECT torna-se evidente ao assinar, em 2023, um acordo coletivo com a ECT sem leitura prévia, ameaçando direitos e benefícios dos trabalhadores. A intervenção do SINTECT-RJ e da FINDECT foi crucial para corrigir cláusulas prejudiciais, evidenciando a falta de zelo na atuação sindical.

A tentativa de posar como defensor dos ecetistas do Rio de Janeiro, ao oficiar à direção da ECT, contrasta com a realidade. O SINTECT-RJ já apresentou demandas e mobilizou unidades de trabalho em estado de greve, demonstrando sua efetiva preocupação com as condições de trabalho dos ecetistas cariocas.

É lamentável que a CUT, central sindical respeitada, apoie uma iniciativa que deslegitima o sindicato de base, como ocorre com a FENTECT. A prática de conduta antissindical é inaceitável e demanda intervenção da CUT na FENTECT, visando o respeito à legitimidade dos sindicatos de base, como o SINTECT-RJ, que zela pelos interesses dos trabalhadores dos Correios no Rio de Janeiro.

A FINDECT reforça a posição de repúdio à invasão da base sindical do SINTECT-RJ pela FENTECT e CUT, enfatizando que a FENTECT não possui base jurídica para representar os trabalhadores do Rio de Janeiro. Compete exclusivamente ao SINTECT-RJ a legítima representação da categoria ecetista no estado, e qualquer tentativa contrária é vista como uma afronta sindical inaceitável.

Compartilhe agora com seus amigos