Siga nas redes

Regras de compensação ainda não estão definidas, por isso não assine nada!

Publicado em 25/09/2020 14:51

Fonte:


● O TST reconheceu a legalidade da greve da categoria, determinou desconto de metade dos dias e compensação da outra metade, mas não publicou as regras para compensação, que também não foram negociadas e definidas entre a direção da empresa e os Sindicatos.

● Portanto a orientação do Sindicato é para ninguém assinar nenhuma convocação enquanto não houver regras claras e divulgadas, pois a ECT não pode impor sua vontade à revelia e assinar agora seria dar um cheque em branco à sua direção.

● Por outro lado é preciso ter cautela e evitar situações que possam gerar qualquer tipo de processo administrativo ou retaliação. Por isso é preciso não assinar nada, mas atender a convocação nesse final de semana, para evitar prejuízos.

Governo e direção da ECT não são confiáveis

A ausência de negociação na Campanha Salarial desse ano, denunciada inclusive por uma Ministra do TST, e a ação da maioria do dos ministros do TST, que apoiaram a intransigência da direção da ECT e destruíram parte do Acordo Coletivo, são sintomas dos tempos vividos no país a partir da eleição do atual governo conservador e entreguista de extrema-direita.

A ficha de muitos trabalhadores deve estar caindo agora, inclusive dos que ajudaram a eleger essa forma de governo antitrabalhador, adapta ao autoritarismo e à mentira para impor os interesses do capital financeiro e empresarial.

A Campanha desse ano deixou claro que esse governo, a direção da empresa que o representa e parte do judiciário alinhada com ele não são confiáveis. Agem em conluio contra a categoria, para destruir os direitos dos trabalhadores, mesmo aqueles conquistados há mais de 10 anos e que são direito adquirido.

A situação de insegurança política e jurídica provocada por esses agentes do neoliberalismo e do conservadorismo é total e exige atuação combativa dos trabalhadores, mas também cuidadosa e precavida.

Não assine nada, mas não se exponha

Sendo assim, os Sindicatos filiados à FINDECT orientam que todos trabalhadores não assinem as convocações para compensação, pois as regras ainda não estão definidas, porém compareçam para o trabalho nesse final de semana, pois do contrário a direção militar da ECT pode considerar como uma recusa e responsabilizar futuramente os trabalhadores.

A FINDECT e os Sindicatos filiados já solicitaram audiência de mediação com o TST para definir com clareza e precisão como se dará a compensação dos dias, lembrando que o trabalhador pode optar pelo desconto, se não quiser compensar. Também já exigiram reunião com a direção da empresa para alinhar as regras de compensação.

Na próxima semana as coisas deverão estar mais claras, e novas orientações serão divulgadas. Fique atento e não faça nada que possa gerar prejuízo maior.

Compartilhe agora com seus amigos