Siga nas redes

TST agenda mediação para discutir adicional de periculosidade dos carteiros motociclistas em 3 de abril

Publicado em 27/03/2024 09:29

Fonte:


O Tribunal Superior do Trabalho (TST) agendou uma audiência de mediação a pedido da Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) para debater a manutenção do adicional de periculosidade dos carteiros motociclistas no próximo dia 3 de abril.

Nessa audiência, os representantes da FINDECT, dos sindicatos e os trabalhadores irão ampliar a mobilização e pressão pela manutenção de um direito garantido por lei.

Apesar da mediação ser importante para debater sobre o adicional, os trabalhadores mantêm a mobilização e repudiam veementemente a tentativa de retirada do adicional garantido por lei e de direito aos trabalhadores. Na última segunda-feira, ocorreram protestos em São Paulo, Rio de Janeiro e Bauru, onde os trabalhadores questionaram a ameaça de retirada do adicional e defenderam a manutenção desse direito essencial para a segurança e qualidade de vida dos trabalhadores dos Correios.

Reunião Tripartite Paritária no Ministério do Trabalho: debatendo a regulamentação do adicional

Neste dia 26 de março, a Federação Interestadual dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) participou da 20ª reunião extraordinária da Comissão Tripartite Paritária Permanente (CTTP) no Ministério do Trabalho. O encontro teve como foco debater sobre a regulamentação do adicional de periculosidade, especificamente a NR 16 (atividades perigosas com motocicletas).

José Aparecido Gandara, presidente da FINDECT, Elias Diviza, vice-presidente, e Washington Maradona, presidente nacional do MDB trabalhista, estiveram presentes nessa reunião, que contou também com a presença do Ministro do Trabalho Luiz Marinho. A reunião foi realizada em Brasília.

Durante o debate, Elias Diviza, que também é motociclista, destacou a importância crucial da manutenção do adicional de periculosidade. Ele ressaltou que a retirada desse benefício representaria uma redução drástica nos salários dos trabalhadores dos Correios que dependem de motocicletas para realizar suas atividades, colocando em risco sua segurança e qualidade de vida.

A FINDECT reafirma seu compromisso em defender os direitos e garantir condições dignas de trabalho para todos os trabalhadores da categoria.

Compartilhe agora com seus amigos