ECT apresenta proposta sobre jornada 12×36; avaliação passará por análise técnica e debate com a categoria
Publicado em 03/10/2025 16:30
Fonte:
Os representantes da FINDECT receberam a proposta após a apresentação realizada pela direção da ECT e reforçam que qualquer decisão será tomada com base em avaliação técnica das entidades e ampla participação dos trabalhadores.

Na quinta-feira, 2 de outubro, a FINDECT participou de reunião com a direção dos Correios para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2025/2026. Durante o encontro, a empresa apresentou uma proposta de mudança na jornada de trabalho, incluindo o modelo 12×36.
Estiveram presentes na reunião os representantes da FINDECT: Esmeralci Silva, Márcio Anselmo Farina (carteiro), Sílvio Prudêncio e Luis Carlos. A Federação recebeu toda a documentação apresentada, mas não se manifestou de imediato, reforçando que qualquer posicionamento dependerá de uma análise técnica aprofundada pelas entidades sindicais e de um debate amplo com os trabalhadores em suas bases.
O objetivo dessa avaliação é examinar todos os impactos da proposta, especialmente no que diz respeito à saúde, aos direitos e benefícios dos trabalhadores, bem como a questões salariais. Sobre o tema, o diretor
Márcio, do SINTECT-Santos, destacou:
“Recebemos a proposta e vamos avaliá-la com atenção. Antes de qualquer decisão, vamos debater com os trabalhadores e os Sindicatos, garantindo que nenhum direito da categoria seja comprometido.”
A FINDECT reforça que não aceitará retrocessos. Cada conquista do ACT é fruto de muita luta e será defendida com organização, mobilização e participação ativa da categoria, garantindo que quaisquer decisões sejam tomadas de forma democrática e com total transparência.