FINDECT e FENTECT se reúnem em Brasília para unificar a categoria e fortalecer a luta nacional
Publicado em 27/10/2025 21:47
Fonte:
Sindicatos de todo o país se reuniram em Brasília para debater a unificação da categoria, discutir a campanha salarial e reforçar a importância do diálogo com o presidente Lula para garantir o fortalecimento e a recuperação financeira dos Correios.

Nesta segunda-feira (27/10), dirigentes dos sindicatos de todas as regiões do Brasil participaram de uma reunião promovida pelas duas federações. O encontro teve como objetivo central unificar a categoria e avançar na construção de uma campanha salarial nacional justa, considerando a situação econômica delicada da empresa e a necessidade de um aporte urgente do governo federal para garantir a operação da estatal e a valorização dos trabalhadores.
Durante a reunião, foram discutidos temas estratégicos, como a situação dos contratos de limpeza e transporte de cargas, além de medidas para fortalecer a presença e a atuação dos Correios em todo o país, inspirando-se em exemplos internacionais, como o da Espanha, onde o governo aportou recursos em diálogo com as entidades sindicais.
A importância de cobrar diálogo direto com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, também foi destacada. Amanhã, 28 de outubro, às 14h, está marcada uma reunião com Emmanoel Schmidt Rondon, presidente dos Correios, para tratar da situação financeira da empresa, da valorização da categoria e avançar nas negociações, a reunião de hoje também teve como objetivo, definir um calendário unificado de lutas e mobilizações em defesa dos trabalhadores e do Correio público.

“Este é um momento histórico de reorganização da categoria. A união dos sindicatos é fundamental para garantir uma campanha salarial justa, ações firmes em defesa da empresa e o fortalecimento do diálogo com o governo federal”, afirmou Elias Diviza, vice-presidente da FINDECT.
Wilson Araújo, presidente do SINTECT-MA e diretor da FINDECT, destacou: “Estamos colocando os interesses da categoria acima de tudo. A união das entidades permite avançar na defesa de salários dignos, melhores condições de trabalho e no fortalecimento dos Correios como empresa pública essencial para o país.”
Para Silvio Prudêncio, secretário de Assuntos Parlamentares da FINDECT, o diálogo com o governo federal é urgente. “Os Correios são estratégicos para o Brasil e não podem ser tratados apenas como um problema financeiro. Precisamos de aporte, investimento e participação da categoria nas decisões. O presidente Lula precisa ouvir os trabalhadores e garantir soluções concretas”, ressaltou.
Com a unificação das entidades, a categoria se prepara para definir os últimos detalhes do calendário nacional de lutas, priorizando a campanha salarial, a defesa de um Correio público e eficiente e a cobrança de aporte financeiro emergencial. A expectativa é que, com a força da unidade, os trabalhadores avancem de forma organizada e contundente em todas as frentes de negociação.


