Siga nas redes

Brasil em estado caótico 3: A persistência da Covid

Publicado em 23/02/2022 07:48

Fonte:


● A FINDECT produziu uma série intitulada “Brasil em estado caótico”, para numa sequência de artigos ajudar os trabalhadores a compreenderem as causas da crise econômica e do desmonte dos serviços públicos que atingem o país e a importância do debate político para 2022.

● Desemprego, precarização, volta da fome, inflação, mais pessoas vivendo nas ruas, aumento dos casos de covid, saúde colapsada e falta de perspectiva de melhoria é o quadro em que figura o Brasil nesse início de 2022 como resultado das opções e políticas governamentais. Essa situação, que precisa mudar, será discutida nos artigos. Acompanhe!

Falta de ação e sabotagem do governo

O aumento no número de casos de covid-19 por conta da variante ômicron elevou o total de mortes e fez com que a doença voltasse a ser a principal causa de óbitos no Brasil, o que não ocorria desde a semana entre 10 e 16 de outubro de 2021.

Na última semana, 26 das 27 unidades federativas apresentam sinal de crescimento na tendência de longo prazo (últimas 6 semanas) até a semana 02.

A situação só não é pior porque a vacinação avançou nos estados, o que diminui a letalidade da covid. Mas as ações do governo continuam fracas, insuficientes e contraditórias.

● *Para saber mais, leia a matéria ‘Após três meses, covid volta a liderar causas de morte no país’ do Uol (https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2022/01/26/apos-tres-meses-covid-explode-e-volta-a-liderar-causa-de-mortes-no-pais.htm)

Essa situação tem que mudar, e isso depende da organização, da mobilização, da unidade e das lutas dos trabalhadores e de uma participação crítica, propositiva e consciente no processo eleitoral que se dará esse ano.

No 4º episódio da série, será abordado o aumento do número de brasileiros em situação de rua.

Compartilhe agora com seus amigos