Siga nas redes

FINDECT confirma presença em reunião com os Correios no dia 16/04 para debater situação financeira e plano de saúde

Publicado em 10/04/2025 11:27

Fonte:


Após diversos ofícios encaminhados pela FINDECT aos Correios e ao Ministério das Comunicações, a direção da empresa convocou reunião presencial no dia 16/04 com os sindicatos filiados à FINDECT para debater a situação financeira da empresa, providências sobre o plano de saúde, chamamento dos concursados e marketplace.

Os representantes dos sindicatos filiados à FINDECT participarão da reunião presencial com a direção da ECT no próximo dia 16 de abril, em Brasília. A convocação acontece após a Federação encaminhar diversos ofícios à direção da empresa e ao Ministério das Comunicações, denunciando a grave situação financeira da ECT e propondo soluções concretas para garantir a estabilidade da empresa e os direitos da categoria.

Entre os documentos enviados, destaca-se o Ofício nº 545/2025, protocolado no último dia 9 de abril, que solicita uma audiência urgente com o Ministério das Comunicações. O documento destaca a interrupção dos serviços de saúde aos empregados e seus dependentes, provocada pela ausência de repasses da ECT à Postal Saúde, além de atrasos no pagamento de aluguéis, inadimplência com fornecedores e risco de paralisação dos serviços postais essenciais.

Nos ofícios, a FINDECT também aponta propostas de melhorias, incluindo um documento com 18 medidas objetivas para recuperação da empresa, modernização dos serviços, fortalecimento do caráter público dos Correios e valorização da categoria.

A pauta da reunião com a direção dos Correios inclui demandas tais como:

. Providências sobre o plano de saúde, que segue com os serviços interrompidos;

. Chamamento dos aprovados no último concurso público, que aguardam convocação;

. Esclarecimentos sobre o projeto de marketplace, que precisa considerar os impactos sobre a categoria e garantir inclusão justa;

. Manutenção e ampliação dos direitos dos trabalhadores, com participação sindical ativa nas decisões;

. Adoção de medidas emergenciais para enfrentar a crise financeira e garantir a continuidade do serviço postal público.

A FINDECT reforça que todos os ofícios encaminhados à ECT e ao Ministério das Comunicações defendem a presença das representações sindicais nas discussões, garantindo segurança, transparência e informações verdadeiras à categoria.

“Essa reunião é fruto direto da nossa atuação firme, responsável e propositiva. É preciso que os trabalhadores estejam representados nas decisões e que tenham acesso às informações com clareza e verdade. A FINDECT está pronta para contribuir com soluções que garantam o funcionamento da empresa e a valorização de quem faz os Correios todos os dias”, afirmou José Aparecido Gandara, presidente da FINDECT.

A FINDECT continuará atualizando a categoria com transparência sobre os desdobramentos dessa reunião e segue firme na luta pela recuperação dos Correios, pela manutenção do seu caráter público e pela proteção dos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

Compartilhe agora com seus amigos