Siga nas redes

XII Congresso da FINDECT: Debates sobre pautas importantes para os trabalhadores dos Correios

Publicado em 18/05/2023 16:34

Fonte:


O Congresso tem como tema: Unidos pela reconstrução dos direitos e dos Correios!

• Os debates foram retomados com a abertura realizada pelo presidente da FINDECT, José Aparecido Gandara. Ele convidou os representantes de cada sindicato filiado para darem as boas-vindas aos trabalhadores.

Entre os assuntos discutidos estavam o DIEESE, Plano de Saúde, Postalis, Jurídico, Conselho de Administração e Concurso Público.

A segunda mesa foi composta por Gandara, a candidata ao conselho de administração Tânia Munari e Pedro Sanches Barbosa, presidente da federação nacional dos gestores da Caixa. Eles debateram a importância de um representante no conselho de administração e alertaram sobre a importância dos trabalhadores terem seu representante no Conselho de decisões corporativas da ECT.

Os presidentes da UGT e CTB, Ricardo Patah e Adilson Araújo, iniciaram um debate sobre a conjuntura política. Patah ressaltou que essa ação de cooperação é importante para avançarmos na luta dos trabalhadores e também sobre a importância da ultratividade dos acordos coletivos retirados na reforma trabalhista.

Adilson Araujo fez um balanço dos avanços durante o governo Lula e sobre a participação do movimento sindical nessa discussão. Ele falou sobre o arcabouço fiscal e os desafios do governo Lula, bem como sobre a capacidade do país fortalecer sua economia e do Acordo feito na China que irá gerar empregos no Brasil. Ele destacou que não devemos criar problemas com a China, pois ela é importante para o crescimento da economia brasileira.

Camila Ikuta, do DIEESE, iniciou a discussão sobre negociação coletiva trazendo subsídios importantes para a elaboração e discussão da pauta de reivindicação. Os dirigentes e trabalhadores fizeram suas intervenções sobre os números apresentados pelo DIEESE.

A última mesa da manhã foi composta pelos advogados da FINDECT, Hudson Marcelo e Marcos Vinicius. Eles debateram com o desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 15° região, Luis Henrique Rafael, sobre as questões jurídicas que afetam os trabalhadores dos Correios. Os advogados se debruçaram no debate sobre os impactos da reforma Trabalhista e da necessidade de rediscuti-la.

No período da tarde, a FINDECT irá debater a pauta de reivindicação para ser protocolada na empresa. Pedimos aos trabalhadores que acompanhem as redes sociais e nosso site para obter todas as informações do congresso.

Compartilhe agora com seus amigos