Siga nas redes

Brasil em estado caótico 4: Mais pessoas em situação de rua

Publicado em 02/03/2022 17:19

Fonte:


● A FINDECT produziu uma série intitulada “Brasil em estado caótico”, para numa sequência de artigos ajudar os trabalhadores a compreenderem as causas da crise econômica e do desmonte dos serviços públicos que atingem o país e a importância do debate político para 2022.

● Desemprego, precarização, volta da fome, inflação, mais pessoas vivendo nas ruas, aumento dos casos de covid, saúde colapsada e falta de perspectiva de melhoria é o quadro em que figura o Brasil nesse início de 2022 como resultado das opções e políticas governamentais. Essa situação, que precisa mudar, será discutida nos artigos. Acompanhe!

Mais pessoas na rua que a população da maioria dos municípios

A quantidade de pessoas em situação de rua no Brasil vem aumentando em decorrência da crise. São Paulo, maior cidade do país, simboliza bem esse momento.

Divulgado há poucos dias, o Censo da população em situação de rua de 2021 revelou que há quase 32 mil pessoas morando nas ruas da capital paulista.

Na maioria dos casos, são homens negros que passaram a viver na rua de 2019 para cá.

Esse contingente é maior que a população de muitos municípios do Brasil. Mais precisamente: 4.446 dos 5.570 dos municípios brasileiros têm menos do que 31,9 mil habitantes. Ou seja de 80% das cidades brasileiras.

● Para saber mais, leia a matéria ‘NA RUA, NA CHUVA, NA SARJETA’ da Revista Piauí

Essa situação tem que mudar, e isso depende da organização, da mobilização, da unidade e das lutas dos trabalhadores e de uma participação crítica, propositiva e consciente no processo eleitoral que se dará esse ano.

No 5º episódio da série, a gigantesca diferença de renda no Brasil será mostrada com dados

Compartilhe agora com seus amigos