Comissão de Saúde da FINDECT discute cláusula da Assistência Médica com direção da Empresa
Publicado em 21/02/2019 17:54
Fonte:
A FINDECT está participando, nesta semana, de reuniões com a Empresa para tratar de mudanças no Plano de Assistência Médica. A direção dos Correios está propondo a retirada dos pais e mães dos Trabalhadores da cobertura no plano, em razão da determinação do TST que alterou a cláusula de assistência médica no Acordo Coletivo de Trabalho.
No entanto, a FINDECT entende ser desumana a criação de um plano de saúde familiar com valores de mercado para que os pais e mães sejam transferidos. Os preços variam por idade, mas em geral, estão muito acima do orçamento dos Trabalhadores dos Correios, que tem salário defasado quando comparado a outras categorias de órgãos federais – R$1700,00 por cada dependente acima de 59 anos. Confira na tabela abaixo a proposta apresentada na reunião do dia 20 de fevereiro.
Ao longo dos anos, desde que os Ecetistas puderam ser representados por Sindicatos e Federações, a luta por direitos e benefícios vem sendo travada com grandes greves e mobilizações históricas. A conquista do plano de saúde aconteceu através da troca de aumento salarial por garantia de saúde e dignidade para os Ecetistas e seus familiares. E a FINDECT relembra a direção da Empresa do significado desse importante direito.
Por isso, a Federação tem questionado os valores apresentados, e também solicitado documentos que deem transparência dos gastos da Postal Saúde. Importante lembrar também que, de acordo com a decisão do TST, os Correios aumentariam sua participação no plano de saúde em caso de lucro. A FINDECT solicita os números financeiros da ECT para que seja cumprido o que determina a cláusula 28 do ACT 2018/2019. Ainda, a FINDECT informa que a Comissão de Saúde tem atuado no sentido da manutenção do direito dos pais e mães à assistência médica, com o respaldo da assessoria jurídica da Federação. E que toda, e qualquer decisão será encaminhada para os Sindicatos decidirem democraticamente em assembleias da categoria