Siga nas redes

Após receber propostas da FINDECT, direção interina da ECT orienta Postalis e Postal Saúde a negociar pendências dos trabalhadores

Publicado em 10/01/2023 13:15

Fonte:


● Em reunião em que as Federações e Sindicatos da categoria solicitaram a reativação da Cláusula 30 do ACT e das negociações permanentes e apresentaram outras reivindicações.

● Quanto às dívidas com o Postalis e a Postal Saúde, discutidas na reunião, o presidente interino da ECT encaminhou orientação aos dirigentes dos órgãos para providenciar “planos de negociação para sanar as pendências referentes à margem de consignação” conforme publicado no Primeira Hora.

A retomada no Sistema de Negociação Permanente, com a Cláusula 30 do ACT suprimida pela ex-direção militar bolsonarista, e consequentemente de um processo de diálogo e respeito, foi a principal reivindicação dos representantes dos trabalhadores apresentada à direção interina da ECT na reunião realizada no dia 6 de janeiro, em Brasília.

Junto com isso, foram postos à mesa os problemas relativos aos custos do Postalis e da Postal Saúde para os trabalhadores, que estão acumulando dívidas por falta e condições de pagar. Houve avanço, evidenciados na orientação da direção da empresa aos diretores dos dois órgãos.

Os argumentos dos Sindicatos apresentados à empresa

Em relação ao Postalis, como a inadimplência estava muito elevada, a PREVIC determinou que se desenvolvesse mecanismos para acertar com os inadimplentes. Em função disso, os empréstimos foram suspensos por aproximadamente seis meses, até que o Postalis apresentasse quais mecanismos seriam utilizados para o adimplemento destas pendências.

Com isso, o Postalis terceirizou parte da cobrança com escritórios de advocacia credenciados para, assim, ingressarem com ação de execução em face dos inadimplentes e outra parte coube à parte administrativa a cobrança das prestações (empréstimo).

Inclusive, estes processos judiciais estão causando grandes transtornos aos funcionários, pois quando ocorre a citação, o valor para pagamento é o total, não informando a possibilidade de parcelamento ou outro tipo de acordo. Ainda, há dificuldade em realizar contato com estes advogados, seja por e-mail ou telefone.

Na Postal Saúde, como supracitado, também está ocorrendo o mesmo problema, contudo, neste caso a situação é mais grave, visto que a maioria das vezes o funcionário que está inadimplente encontra-se em tratamento médico e afastado pelo INSS e, com isso, fica impossibilitado de arcar com os gastos, sendo impedido de continuar a utilizar o plano de saúde.

Também há dificuldades de acesso aos boletos, pois os núcleos de atendimento da Postal Saúde não possuem autonomia para esclarecer as dúvidas do trabalhador, cuja centralização é em Brasília.

Outras reivindicações

Também foram solicitados o retorno da folga no dia de aniversário e atendida conforme consta na atualização do MANPES, também já solicitado à direção interina da empresa, o retorno de cláusulas como a de acompanhantes em atendimentos e procedimentos médicos, licença maternidade, auxílio para dependentes com deficiência, reavaliação e acompanhamento dos SD’s, e a importante reativação da MNNP – Mesa Nacional de Negociações Permanentes.

Oficio Nº SGD 212-2023 – Relações de Trabalho

Primeira Hora – Extra 09-01-2023

Compartilhe agora com seus amigos