V CONGRESSO FINDECT – Análise DIEESE e Exames Periódicos
Publicado em 23/06/2016 14:26
Fonte:
Dando continuidade ao V Congresso FINDECT, nesta quinta-feira, 23 de junho, participaram do encontro lideres do Movimento Sindical. O companheiro Adilson Araujo, presidente da CTB Nacional, fez a análise da atual situação político-econômica do país.
“Nos últimos anos, o Brasil viveu um crescimento vertiginoso de novos empregos. Os Trabalhadores e Trabalhadoras, com as práticas e promessas neo-liberais, sofrem com ameças de perda de direitos historicamente conquistados. Não podemos permitir que a privatização tome conta das Empresas Públicas, nem que coloquem as mãos e derrotem nossa CLT. Somente com a união da classe Trabalhadora barraremos toda e qualquer ameaça aos nossos direitos”, destaca Adilson.
Análise do DIEESE:
Para alimentar a discussão e orientar na construção da Pauta de Reivindicações, o economista apresentou dados sobre as projeções da inflação do período, gasto médio por refeição, defasagem do salário minimo e projeções de crescimento da arrecadação da ECT. São essas informações que darão base para os questionamentos e reivindicações dos Trabalhadores nas Negociações Coletivas.
Segundo o INPC, indice que avalia a inflação por períodos, para agosto (data base dos Correios), a projeção é que a inflação bata 9,44%.
Acompanhe abaixo a apresentação com os dados das projeções e análise da conjuntura econômica:
Assistência Médica:
Alcelir Schifter foi convidado a debater com os Companheiros a atual situação da Assistência Médica dos Ecetistas – Postal Saúde. Confirmando as falas dos Representantes dos Trabalhadores, Alcelir destaca que as queixas sobre os exames periódicos, que se iniciaram em junho e se estendem até novembro, crescem a cada dia. “Por ser uma obrigação legal, a Empresa pode ser autuada e pagar multas em casos em que o empregado estiver trabalhando sem ASO válido”, afirma Alcelir.
A FINDECT e os Sindicatos filiados estão acompanhando todo o processo dos Exames periódicos. Todas as reclamações dos Trabalhadores são repassadas à Empresa e é cobrado solução imediata para que os Companheiros e Companheiras tenham seu direito respeitado.
Acompanhe abaixo a apresentação com informações a respeito do Exame Periódico: