Siga nas redes

Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres

Publicado em 25/11/2021 18:04

Fonte:


Hoje, 25 de novembro, a secretaria de Mulheres da FINDECT celebra-se o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher. Uma data de luta, voltada para a reflexão sobre este grave problema, que afeta todos os dias milhares de mulheres no Brasil e no mundo.

O Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a Mulher é uma data para reforçar a luta e tem a missão de combater e eliminar as várias formas de violência que vitimam as mulheres em todo o mundo.

Muitas mulheres não se reconhecem em situação de vítimas de violência. No entanto, é importante ressaltar que agressões se apresentam de diversas formas e vão além da violência física. As agressões morais, patrimoniais e psicológicas, por exemplo, são banalizadas e naturalizadas pelo sistema social machista e de justiça.

Está data foi escolhida em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.

As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.

Já em 1999, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 25 de novembro como o “Dia Internacional Pela Eliminação da Violência contra a Mulher” visando conscientizar governos e sociedade para a erradicação de todas as formas de violência de que as mulheres são vítimas.

Os sindicatos filiados à FINDECT convidam todo mundo a se reunir e tomar medidas, compartilhando informações para prevenir e acabar com a violência contra as mulheres e meninas durante este tempo sem precedentes.

Trabalhadoras e trabalhadores têm um papel essencial a desempenhar na eliminação da violência contra as mulheres!

Compartilhe agora com seus amigos