Siga nas redes

FINDECT solicita mediação no TST para manutenção do pagamento da periculosidade dos carteiros motociclistas

Publicado em 25/03/2024 16:39

Fonte:


O Jurídico da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (FINDECT) deu um passo decisivo em busca da garantia dos direitos dos carteiros motociclistas. Nesta segunda-feira, 25/03, a FINDECT ingressou no Tribunal Superior do Trabalho (TST) com um pedido de mediação pré-processual (PMPP), buscando abrir negociações sobre a manutenção do pagamento da periculosidade.

É importante ressaltar que o pagamento da periculosidade dos carteiros motociclistas é assegurado por lei e não deveria ser retirado, caso ocorra, irá prejudicar injustamente esses trabalhadores. Em conformidade com a norma coletiva vigente, a FINDECT invoca a Cláusula 30ª que estabelece o processo permanente de negociação, enfatizando a necessidade de diálogo entre os Correios e as entidades representativas dos trabalhadores.

Hoje, os trabalhadores realizaram atos em São Paulo, Bauru e no Rio de Janeiro, lotando as ruas em protesto contra a ameaça de retirada do adicional de periculosidade e em defesa da garantia do cumprimento da lei. Este movimento demonstra a união e a determinação dos trabalhadores em defender seus direitos e condições de trabalho dignas.

A FINDECT, fiel à sua vertente conciliadora, busca através da mediação no TST uma solução rápida e justa para este conflito.

Agora, aguarda-se a abertura do diálogo por parte dos Correios para que se chegue a um entendimento que respeite os direitos e garantias dos trabalhadores, assegurando assim a garantia e cumprimento da lei e um ambiente de trabalho seguro e justo para todos trabalhadores.

PROCESSO – TST 1000231-48.2024.5.00.0000 FINDECT

Compartilhe agora com seus amigos