Siga nas redes

Celebrando o Dia Nacional do Selo – Uma viagem pela história dos Correios no Brasil

Publicado em 01/08/2023 13:35

Fonte:


Conheça a história do Dia Nacional do Selo, uma data emblemática que celebra a importância histórica desse serviço postal nos Correios, símbolo da comunicação e da cultura do Brasil.

No dia 1º de agosto, o Brasil comemora o Dia Nacional do Selo, uma data que remonta à história dos Correios e destaca a relevância desse serviço postal emblemático. O selo postal é muito mais do que um pequeno pedaço de papel colado em uma correspondência; ele carrega consigo uma rica história de comunicação e cultura do país.

A história do selo postal no Brasil começou em 1843, com a criação do primeiro selo adesivo brasileiro, o famoso “Olho de Boi”. Desde então, os selos têm sido utilizados como símbolos de identidade nacional, retratando figuras históricas, paisagens naturais, eventos importantes e marcos culturais do Brasil.

Além de seu valor estético, os selos possuem uma função prática e fundamental nos Correios: facilitar o transporte seguro das correspondências e encomendas, garantindo que cheguem aos seus destinos com eficiência e integridade. Eles também representam uma importante fonte de receitas para o serviço postal, contribuindo para a manutenção e aprimoramento da infraestrutura postal em todo o país.

Ao longo dos anos, os Correios têm buscado inovar nos designs dos selos, trazendo temas diversos que refletem a pluralidade cultural brasileira. Esses pequenos símbolos carregam a história e os valores de um povo, conectando cidades e regiões, e celebrando a diversidade cultural do Brasil.

O Dia Nacional do Selo é uma oportunidade para celebrar a trajetória dessa importante ferramenta de comunicação e reconhecer sua relevância histórica nos Correios. Através dos selos, a história do Brasil é registrada e compartilhada, conectando as pessoas e perpetuando a memória das nossas tradições e conquistas. Portanto, nessa data especial, é essencial reafirmar a importância dos Correios e dos selos como pilares fundamentais da nossa identidade e comunicação.

Compartilhe agora com seus amigos